Acesse já e veja as notícias da Avatec


  Indique o site
  Imprimir
 


Laudos Técnicos

Analise Ergonômica do Trabalho

Para o atendimento as exigências da NR-17 da Portaria nº 3214/78. Elaboramos um lado Ergonômico onde identificamos e registramos através de fotografias os postos de trabalho nos quais os funcionários estão submetidos a esforços físicos, posturas inadequadas, movimentos repetitivos, etc, propondo medidas para minimizar ou adequar definitivamente a situação existente com objetivo de proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente na execução das atividades.

Caldeiras - NR-13

A NR13 determina que caldeiras devam conter uma documentação que garanta uma vistoria e manutenção periódica. Esses dados devem estar contidos em um laudo de inspeção, realizado e assinado por um profissional competente, onde deverão ter as seguintes informações:

- código do projeto e ano de edição

- especificação dos materiais

- PMTA

- características funcionais

- dados dos dispositivos de segurança

- ano de fabricação

- categoria da caldeira

- registro de inspeção

Conforto Acústico

Tem o propósito do levantamento da exposição ao ruído ambiental, através de mapeamento externo, visando o seu conforto, conforme NBR 10151 - Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas Visando o Conforto da Comunidade.

LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho

O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é uma declaração pericial emitida por Engenheiro de Segurança ou por Médico do Trabalho habilitado pelo respectivo órgão de registro profissional, que é parte integrante do Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e tem por finalidade:

a) apresentar os resultados da análise global do desenvolvimento do PPRA, do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e do PCMSO;

b) demonstrar o reconhecimento dos agentes nocivos e discriminar a natureza, a intensidade e a concentração que possuem;

c) identificar as condições ambientais de trabalho por setor ou o processo produtivo, por estabelecimento ou obra, em consonância com os demais artigos deste capítulo (Art. 187 da Instrução Normativa n.º 84 do INSS de 17/12/2002), e com os demais expedientes do MPAS, do MTE ou do INSS pertinentes;

d) explicitar as avaliações quantitativas e qualitativas dos riscos, por função, por grupo homogêneo de exposição ou por posto de trabalho.

{Art. 187 - V - Instrução Normativa n.º 84 de 17/12/2002}

Laudo de Insalubridade

De acordo com item 9.3.3  Norma Regulamentadora nº 09  - Devera ser feito o reconhecimento dos riscos ambientais com avaliação  dos agentes nocivos - avaliação qualitativa ou quantitativa, bem como subsídios para elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário.

A partir das avaliações realizadas e com  base em inspeções dos locais de trabalho, realiza-se a caracterização das funções que são insalubres. 

Este levantamento fornece subsídios para o desenvolvimento de  medidas que visam contingenciar  as atividades insalubres, que muitas vezes não envolvem gastos adicionais e sim medidas administrativas, evitando pagamentos desnecessários e transtornos de  reclamações trabalhistas. 

Laudo Técnico de Periculosidade - Inflamáveis

Determinação das ATIVIDADES EM CONDIÇÕES DE PERICULOSIDADE, relativo ao manuseio de inflamáveis e as equivalentes ÁREAS DE RISCO. Em conformidade com as atividades e operações perigosas constantes dos Anexos números 1 e 2 da Norma Regulamentadora nº 16.

Serão  considerados: - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS  COM INFLAMÁVEIS

v Serviços de operação e manutenção de caminhões tanques bem como bombas e vasilhames de inflamáveis;

v Armazenagem de inflamáveis líquidos em tanques ou vasilhames.

v Áreas de risco.

Laudo Técnico de Periculosidade - Eletricidade - Decreto nº 93.412/86.

Determinação das ATIVIDADES EM CONDIÇÕES DE PERICULOSIDADE, relativo ao setor de Energia Elétrica  as equivalentes ÁREAS DE RISCO.

Laudos Técnicos das Instalações de GLP

Anualmente as instalações de GLP deverão ser inspecionadas mediantes testes e metodologia específicas em atendimento a : - Legislação Municipal  - Portaria do Departamento Nacional de Combustíveis - Centrais de GLP : Normas Oficiais existentes e projeto de prevenção e combate a incêndio exigidas pelo  Corpo de Bombeiros.

 

 NR 10 - Relatório Técnico das Inspeções Atualizadas com Recomendações e Cronogramas de Adequações

Em atendimento a Norma Regulamentadora Nº 10 " Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade", da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho, possibilitando ainda à administração da empresa, uma visão ampla do ponto de vista Legal - Técnico - Administrativa, sobre o controle dos riscos elétricos nas dependências da empresa.

A metodologia de análise e avaliação das instalações elétricas, serão baseadas no disposto na NBR 5410, "Instalações elétricas de baixa tensão e procedimentos" e NBR 5419 "Proteção de edificação contra descargas atmosféricas"  da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

EXIGÊNCIA LEGAL: Portaria n.º 3214/78 do MTE - NR 10, item 10.2.4 letra " g ".

Laudo Técnico de Especificação das Vestimentas

Estudo e especificação da Vestimenta adequada para os trabalhadores que trabalham com instalações elétricas na empresa, para atender as exigência do ítem 10.2.9.2 da NR 10.

A avaliação contemplará os itens abaixo listados:

- Levantamento das características básicas das Instalações elétricas da empresa;

- Analise e descrição da exposição dos trabalhadores na execução das atividades na cabine primária e na manutenção nas instalações em geral;

- Estudo e Análise de Risco nas situações típicas de trabalho para dimensionamento e especificação das vestimentas;

- Recomendação para a empresa da vestimenta específica conforme abrangência: Cabines primárias, de transformação, quadros de distribuição (QGBT's) quadros intermediários e terminais bem como situações típicas para trabalho com instalações elétricas;

- Emissão de Anotação de Responsabilidade Técnicas - ART do profissional habilitado (Engenheiro Responsável pelo dimensionamento).

Laudo Técnico de Cabine Primária

A metodologia de análise e avaliação do equipamento, serão baseadas no disposto na NBR 5410, "Instalações elétricas de baixa tensão e procedimentos" da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Escopo dos trabalhos:

Inspeção nos seguintes equipamentos:

  • Transformadores
  • Disjuntores de Alta Tensão
  • Painéis de Baixa Tensão
  • Chaves Seccionadoras AT
  • Disjuntores BT

Vasos de Pressão - NR/13

13.6.4 - Todo vaso de pressão deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentação devidamente  atualizada:

a)   Prontuário do Vaso de Pressão;

b)   Registro de segurança;

c)   Inspeção de segurança;

d)   Relatórios de Inspeção.

Projeto de Instalação

13.6.4 - Todo vaso de pressão deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentação devidamente  atualizada:

a)  Projetos de Alteração ou reparo;

b)  Relatórios de Inspeção.

Teste Hidróstático

13.6.4 - Todo vaso de pressão deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentação devidamente  atualizada:

a)  Projetos de Alteração ou reparo;

b)  Relatórios de Inspeção.

SPDA - Sistema de Proteção contra descargas Atmosféricas

  • Sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. É composto de um sistema externo e de um sistema interno de proteção.
  • Sistema externo de proteção: sistema que consiste em subsistema de captores, subsistema de condutores de descida e subsistema de aterramento.
  • Sistema interno de proteção: conjunto de dispositivos que reduzem os efeitos elétricos e magnéticos da corrente de descarga atmosférica dentro do volume a proteger (DPS - dispositivo de proteção contra surtos).
 



© Todos os direitos reservados - Avatec Avaliações Técnicas Ambientais Ltda.
Tel.: (11) 4990-1780 - Fax.: (11) 4990-4015
E-mail : avatec@avatec.com.br