APLICAÇÃO DO TERMÔMETRO DE GLOBO
APLICAÇÃO DO TERMÔMETRO DE GLOBO

Em Higiene do Trabalho, o termômetro de globo tem sido usado n determinação do Índice de Bulbo Úmido - Termômetro de Globo (IBUTG), previsto na legislação (Portaria 3214/78, NR/15 - Anexo ) para avaliação da exposição ocupacional ao Calor.
 

O termômetro de globo convencional (Globo Vernon) consiste de uma esfera metálica (geralmente de cobre), oca, com diâmetro interno de 6" (15 cm), espessura variável e pintado de preto-fosco para que haja um máximo de absortância na faixa do infravermelho.

A temperatura de globo é medida por um termômetro de mercúrio (ou outro sensor) que é inserido no globo (observando que o bulbo do termômetro deve ser posicionado no centro da esfera).

Sua indicação é uma manifestação do balanço térmico que ocorre na esfera, entre o calor ganho (ou perdido) por radiação e o calor perdido (ou ganho) por convecção .

O tempo de estabilização varia entre 20 e 30 minutos, o que por vezes dificulta uma avaliação precisa de certas situações encontradas nos ambientes de trabalho.

O QUE INFLUI NO TEMPO DE ESTABILIZAÇÃO DO TERMÔMETRO DE GLOBO?

Estudos feitos demonstram que o tempo de estabilização é afetado principalmente pela geometria do globo (diâmetro), pelo tipo e espessura do material de construção e pelo tipo de sensor utilizado.

PORQUE, ENTÃO, NÃO USAR UM GLOBO MENOR, EM VEZ DO VOLUMOSO GLOBO DE 6"?

Seria precipitado pensar que, simplesmente se utilizando um globo menor, nosso problema estaria resolvido.

A temperatura de globo é influenciada pela temperatura e velocidade do ar e, claro, pelo calor radiante do meio.

Por exemplo, se formos comparar os resultados obtidos através de duas medições simultâneas utilizando-se um metro menor, verificaremos que a diferença de leituras entre ambos será tanto maior quanto maior for a velocidade do ar e a diferença (TG - Tar) no local de medição.

Portanto, ao se utilizar um globo menor, faz-se necessário corrigir o valor medindo antes de calcular o IBUTG, mas isso somente será possível se os valores da temperatura e velocidade do ar forem conhecidos ou puderem ser avaliados.

PODE-SE UTILIZAR BÓIAS DE CAIXA D'ÁGUA COMO TERMÔMETRO DE GLOBO?

A princípio na da impede a utilização de bóias de caixa d'água como substituto do globo convencional, desde que se observem as seguintes condições:

- O diâmetro da bóia, face ao exposto anteriormente, deve obedecer ao padrão de 6";

- A bóia não deve estar amassada e nem deve possuir costuras;
Deve ser pintada de preto-fosco.

Note-se que geralmente as bóias são feitas de latão, cuja condutividade térmica é diferente da do cobre; portanto é de se esperar uma variação no tempo de estabilização (teoricamente maior).

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O TERMÔMETRO DE GLOBO E O TERMÔMETRO DE GLOBO ÚMIDO?

Diferente do termômetro de globo, o termômetro de globo úmido (BOTSBALL) consiste de uma pequena esfera de cobre, oca, com diâmetro interno de 2 3/8" a 2 1/2" (aproximadamente 5 cm), pintada de preto-fosco e revestida por um tecido preto de algodão.

O tecido de revestimento, é umedecido continuamente pela água contida em um reservatório de alumínio adaptado ao globo.

Utiliza-se um termômetro de dial, cuja haste passa ao longo do reservatório e sua extremidade é centrada na esfera. O tempo de estabilização varia entre 10 e 15 minutos.

Vale lembrar que a Temperatura de Globo Úmido (TGU) nada mais é do que um dos muitos índices utilizados na avaliação da sobrecarga térmica, assim como o IBUTG.

POSSO UTILIZAR DIRETAMENTE O TGU EM VEZ DO IBUTG EM AVALIAÇÕES DA EXPOSIÇÃO AO CALOR?

A legislação brasileira prevê a utilização do TGU somente em ambientes sob pressões anormais (Portaria 3214/78, NR/15, Anexo 6, item 1.3.15.5-b), onde o TGU não deve exceder 27ºC; A fora isto é incorreto utilizar-se diretamente o valor do TGU.

EXISTE ALGUMA FORMULA QUE CORRELACIONE TGU COM IBUTG?

Sim, há vários estudos feitos neste sentido, sendo que uma das correlações mais comumente usada é a proposta pela INOSH - National Institute Of Occupational Safety and Health, EUA.
IBUTG = 0,0212 x (TGU)² + 0,192 x
x (TGU) + 9,5 (ºC)

Onde TGU é a temperatura em ºC lida no termômetro de Dial do Botsball.

ATENÇÃO: Não devemos esquecer que este valor do IBUTG calculado a partir do TGU é uma mera estimativa.

Em face ao exposto, é questionável quais vantagens poderiam ser obtidas pela utilização de um globo não padronizado ou de correlações matemáticas.

Os desvios que podem advir desta utilização são de difícil detecção e, portanto, nossa avaliação corre o risco de carecer de precisão e certeza.